top of page
  • Foto do escritorHellen Caldas

5 de maio: Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

No Brasil, celebra-se, em 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e ingestão descontrolada de fármacos, que são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos no país.

Esta conscientização é feita por meio da promoção de campanhas e cartilhas, disponíveis à população, além de orientação feita por profissionais de saúde e o esclarecimento de dúvidas.




Quando o remédio vira veneno


Pesquisas da Abifarma (Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas) indicam que aproximadamente 20 mil pessoas morrem, anualmente, devido à automedicação no país. A ingestão de medicamentos de forma inadequada pode levar a diversas reações adversas à saúde, causando intoxicações e dependências, comprometendo o abastecimento das farmácias e podendo levar à morte.


​De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há o uso racional de medicamentos quando o paciente recebe medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades e por um período adequado de tempo, sempre levando a relação custo-benefício em consideração. O armazenamento e descarte adequado dos medicamentos também é muito importante.




​Durante a pandemia da Covid-19, a busca por tratamentos e fármacos diversos, na tentativa de prevenir e curar a doença, causou um aumento do uso descontrolado de medicamentos, chegando ao desabastecimento de farmácias, dificultando o uso dos medicamentos por pacientes que realmente necessitavam destes para seu tratamento.


O uso de medicamentos não efetivos e seguros para uma determinada doença é perigoso para a saúde do paciente, podendo levar a piora de seu quadro. É imprescindível que o uso de medicamentos seja feito apenas com orientação de um médico ou farmacêutico, profissionais tecnicamente habilitados para esclarecer a população.


​Para auxiliar na conscientização da população sobre a importância do uso racional de medicamentos, algumas orientações são de extrema relevância:


  • O uso do medicamento deve ser seguro. Caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas, procure auxílio da equipe especializada;

  • Evite a automedicação, pois pode ser perigoso à saúde. Procure sempre a indicação e orientação de um profissional de saúde;

  • Utilize os medicamentos da forma correta, respeitando a dose, tempo de tratamento, horários e forma farmacêutica prescritos;

  • Armazene os medicamentos em locais adequados, evitando ambientes quentes e úmidos, como cozinhas e banheiros;

  • Descarte os medicamentos em coletores próprios, nunca em lixos comuns ou vasos sanitários. Normalmente, encontramos coletores de medicamentos em drogarias;

  • Sempre esclareça todas as suas dúvidas em relação a um medicamento com a equipe de saúde. Nunca busque informações em fonte não confiáveis.

​Assim, promovemos o Uso Racional de Medicamentos, utilizando-os de forma segura.


O CRID (Centro de Pesquisa em Doenças em Inflamatórias) divulgou, em seu canal no YouTube, um vídeo explicativo sobre os perigos da automedicação:






80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page