No Dia do Cinema Brasileiro, história e produções que carregam marcas que só o Brasil tem.
História contada nas telas
O dia 19 de junho foi selecionado como o Dia do Cinema Brasileiro graças à produção 'Uma Vista da Baia de Guanabara', de Affonso Segretto, filmado nesse dia em 1898. Ainda que não restem imagens do filme, é considerado o primeiro a ser produzido em território brasileiro.
No entanto, diversas outras fontes atribuem o feito ao italiano Vittorio Di Maio, que realizou, em 1897, 'Chegada do Trem em Petrópolis', um curta-metragem mostrando a o veículo chegando à estação.
Demorou mais alguns anos até o primeiro filme de ficção ser produzido no país: 'Os Estranguladores', de Francisco Marzullo e Antônio Leal, um drama policial exibido em 1910 no Cinematógrapho Art-Nouveau, também conhecido por Cinema Di Maio, em Fortaleza.
Somente seis anos depois foi exibido o primeiro longa-metragem brasileiro, 'O Crime dos Banhados', de Francisco Santos, com mais de 2 horas de duração. Também um drama policial, a história girava em torno do assassinato de uma família na Fazenda do Passo da Estiva, no 5º distrito do município de Rio Grande, chocando a população. Segmentado de acordo com as matérias divulgadas nos jornais, o filme passava por "O Dinheiro", "A Caça", "Os Associados" e "A Emboscada".
Entretanto, após a Primeira Guerra Mundial, o cinema brasileiro se viu acometido por uma crise: as telas eram dominadas por produções estadunidenses, levando Hollywood a ofuscar e enfraquecer o cinema nacional e, nos anos seguintes, não se destacaram produções brasileiras, mas, na década de 1930, foi criado o primeiro grande estúdio cinematográfico nacional, o Cinédia.
Sob o slogan "Todo filme brasileiro deve ser visto", a companhia idealizada por Adhemar Gonzaga existe até hoje, e produziu seu primeiro filme ainda em 1930, o romance 'Lábios sem Beijos'. O romance narra a jornada de Lelita, uma jovem de família tradicional que é cortejada pelo primo Paulo. No entanto, a jovem acredita que ele mantenha um caso com sua irmã, causando problemas de ciúmes e um suposto triângulo amoroso, até que tudo seja esclarecido e o romance tenha seu "final feliz".
O filme está disponível, na íntegra e legalmente, por se tratar de obra de domínio público, no YouTube,
Outro destaque da época ficou por conta de 'Ganga Bruta', de 1933, um drama que ilustra o assassinato de uma jovem por seu noivo, ao descobrir que a pretendente já não era mais virgem. A história repercute, mas o assassino, Marcos, consegue ser absolvido na Justiça, e decide recomeçar sua vida em outro lugar. Mas as lembranças — e a culpa — não vão ficar para trás.
Nos dias de hoje, além do popular
Em uma pesquisa rápida realizada através do Instagram, é possível observar que, no que se refere ao cinema brasileiro, as respostas à pergunta "Qual é seu filme favorito?" não variam muito. O mais citado, sem dúvidas, é a comédia 'Minha Mãe É Uma Peça' (2013), estrelada pelo ator Paulo Gustavo, em uma obra baseada no convívio com a própria mãe.
Em seguida, destacam-se 'O Auto da Compadecida' (2000), 'Tropa de Elite' (2007) e 'Cidade de Deus' (2002).
Com isso em mente, selecionamos alguns filmes não tão conhecidos pelos brasileiros, mas amplamente repercutidos em premiações nacionais e internacionais.
Mate-me Por Favor (2015)
Sinopse: No bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma onda de assassinatos sombrios assola a região. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a mexer com suas vidas. Depois de um encontro com a morte, a garota Bia, de 15 anos, faz de tudo para certificar-se de que está viva.
Premiações: Leão de Ouro do Festival de Veneza (Prêmio da Crítica Independente "Bisatto D'Oro"); Festival do Rio 2015 (Melhor Atriz: Valentina Herszage).
Onde assistir: Netflix
O Homem que Copiava (2003)
Sinopse: Um humilde operador de copiadora se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro.
Premiações: Grande Prêmio Cinema Brasil 2004 (Melhor Diretor: Jorge Furtado; Melhor Montagem: Giba Assis Brasil; Melhor Filme; Melhor Roteiro Original; Melhor Ator Coadjuvante: Pedro Cardoso; Melhor Atriz Coadjuvante: Luana Piovani); Festival de Havana 2003 (Melhor ator: Lázaro Ramos); Troféu APCA 2003 (Melhor Filme).
Onde assistir: Globoplay
Yonlu (2018)
Sinopse: Com a ajuda da internet, um garoto de 16 anos conquista o mundo com seu talento para a música e a arte. Yonlu tinha uma rede de amigos virtuais e ninguém desconfiava que também participava de um fórum de potenciais suicidas.
Premiações: Prêmio do Júri para Longa-metragem do Festival de Cinema Golden Gate; Abraccine (Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante); Mostra Internacional de Longas e Prêmio da Imprensa no 9º Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Melhor Filme); 3º New Renaissance Film Festival (Prêmio Humanidade; Melhor Ator: Thalles Cabral); Los Angeles Film Awards (Melhor Diretor Estreante de Longa Metragem: Hique Montanari); Orion Int'l Film Festival (Melhor filme de longa-metragem); Puerto Montt Int'l Film Festival (Melhor Roteiro de Longa-metragem); etc.
Onde assistir: YouTube Filmes; Google Play Filmes e TV; Apple TV+ (através de compra ou aluguel).
O Filme da Minha Vida (2017)
Sinopse: O jovem Tony decide retornar a Remanso, Rio Grande do Sul, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para a França. Tony acaba se tornando professor e precisa lidar com os conflitos e inexperiências juvenis.
Premiações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Melhor Trilha Sonora Original); Festival de Cinema de Bogotá (Melhor Filme); Festival de Cinema de Lima (Melhor Filme Internacional); Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (Melhor Direção de Fotografia: Walter Carvalho; Melhor Trilha Sonora).
Onde assistir: YouTube Filmes; Google Play Filmes e TV; Apple TV+ (através de compra ou aluguel).
Gabriel e a Montanha (2017)
Sinopse: Gabriel é um jovem aventureiro cheio de planos. Antes de começar a vida acadêmica na Universidade da Califórnia, ele decide conhecer a África. Durante a viagem, Gabriel decide subir o Monte Mulanje, um dos mais altos do Maláui.
Premiações: Festival de Cannes (Prêmio Revelação e Apoio à Distribuição pela Fundação Gan).
Onde assistir: Netflix.
Comments