top of page
  • Foto do escritorRafaela Maciel

Barbiecore: tendência do bem ou do mal?

A nova tendência ganha força com a proximidade do live action da Barbie, que estreia em 2023 com Margot Robbie no papel principal.



A boneca mais famosa do mundo, lançada como um ideal para milhares de meninas, vai ganhar vida na pele de Margot Robbie. O filme tem previsão de estreia apenas em julho de 2023, mas a Barbie já lançou tendência em 2022, com o novo estilo “barbiecore”.


A nova tendência tem vários aspectos, mas seu principal ponto vem das peças em tons de rosa, aderida principalmente pela geração Z (nascidos entre 1990 e 2010). O estilo pede peças pink, acessórios grandes, saltos e plumas.


Bastidores do filme live action de Barbie | Créditos de imagem: MEGA Images

No entanto, apesar de todo o glamour, a tendência preocupa justamente por ser inspirada na boneca Barbie. Mesmo que a ideia central da boneca seja o empoderamento feminino, ela sempre passou a ideia de um corpo ideal: magro, alto e esbelto, dificilmente alcançável pela população. 


Recentemente, a influenciadora Kim Kardashian — conhecida por ter um corpo curvilíneo —, retirou suas próteses, dizendo estar buscando um corpo mais “sofisticado”. No entanto, muitas pessoas apontam que as mudanças em seu corpo são feitas para caber na nova tendência, que é feita principalmente para mulheres mais esbeltas.


A influenciadora Kim Kardashian | Créditos de imagem: Instagram

Essa atitude da influenciadora causa controvérsia, uma vez que passa a impressão de que todos precisam mudar radicalmente para caber em um novo modelo, o que é totalmente impossível para a maior parte da população e causa grande frustração nas mulheres. A ideia de que ela tenha se submetido a novos procedimentos cirúrgicos para a retirada de próteses ganha força com a tendência do barbiecore — e outras que surgiram e ressurgiram nos últimos tempos, como a calça de cintura baixa característica dos anos 2000 —, cuja inspiração, uma boneca, é conhecida por ter um corpo esbelto.


Créditos de imagem: Mattel

Apesar disso, a Mattel (fabricante de brinquedos, dona da marca Barbie) tem buscado mais representatividade para a boneca mais famosa do mundo, investindo em bonecas de todos os tons de pele, etnias, tamanhos, peso e deficiências. Agora, existem Barbies negras, latinas, asiáticas, baixas, gordas, curvilíneas, carecas, cadeirantes e muitas outras opções. A ideia principal é manter o foco de que a Barbie é, na verdade, uma lição de empoderamento: ela pode ser astronauta, modelo, presidente, professora, piloto de corrida, líder de torcida, veterinária, cientista, bailarina e muito mais.


Créditos de imagem: Mattel

Dito isso, é importante notar que a nova tendência tem se espalhado para um grupo grande de pessoas, fora da bolha de “esbeltas, magras, altas”, um estilo que pode ser usado por todos os tipos de corpos.


Beatriz Foresto Andrade Marques, formada em Moda, explica um pouco mais: “É um estilo que consegue abranger todas as classes sociais. Existem as marcas mais caras como Balenciaga, mas também existe a possibilidade de improvisação e uso de roupas mais acessíveis. Como o estilo se baseia muito em pink, não é difícil achar roupas dessa tonalidade. Além disso, quando um estilo fica muito em evidência, outras marcas começam a se basear nele, dando mais opção aos consumidores”. 


A cantora Lizzo | Créditos de imagem: Anna Webber

Como usar o barbiecore


O barbiecore dominou as passarelas, seja com marcas conceituadas como Balenciaga ou entre personalidades famosas, como Zendaya, a tendência faz sucesso por trazer uma pegada mais alegre, com elementos dos anos 2000. 


A cor rosa nunca saiu dos guarda-roupas, sendo sempre citada em filmes da cultura pop, como ‘Meninas Malvadas’ (2004), na icônica frase “às quartas, nós usamos rosa”, mas foi com a expectativa do filme da Barbie que a cor ganhou um novo sentido na vida dos fashionistas.


Créditos de imagem: Paramount Pictures

Para aderir à nova tendência, é fácil: “Inspirada nos anos 2000, essa nova tendência apresenta looks extremamente extravagantes e vibrantes, porém com um grande leque de opções para a composição de um look. A estética barbiecore se baseia em looks monocromáticos e all pink (tudo rosa), mas isso não é regra”, explica Beatriz, que continua: “Podemos agregar o rosa em tons neutros ou para aderir à tendência, mas sem exageros, é agregar nos acessórios maquiagem ou calçados como um ponto de cor ao look”.


Os looks monocromáticos são parte da tendência, mas isso não significa que precisa ser seguido literalmente. É bem legal a mistura de tonalidades do rosa no look ou a mistura com outras cores como branco, preto ou cinza.

  

O brilho é muito bem-vindo! Barbie é puro glamour, e quanto mais brilho melhor! Como é uma tendência mais exagerada, peças com paetê, glitter e cintilantes podem compor o look e agregar ao estilo.


A atriz Anne Hathaway | Créditos de imagem: Jacopo Raule

  

Recortes nas peças estão em alta e o novo estilo não foge disso: peçam com recortes específicos, cintura baixa ou decotes deixam o look mais sensual.

  

Pontos de cor são aceitos também, se a ideia é aderir ao novo estilo, mas sem abusar da extravagância, peças localizadas são uma boa ideia.


A tendência se encaixa perfeitamente no estilo do verão, com uma cor vibrante e alegre. Para a temporada, espera-se biquínis, maiôs e saídas de praia dentro do novo estilo.


É uma moda acessível?


Apesar de a Barbie ser conhecida por uma mulher mais jovem, sempre retratada entre os 17 e 25 anos, o novo estilo é para todas as idades, tamanhos, corpos e gêneros. A profissional de moda Beatriz comenta um pouco mais sobre o assunto: “Apesar da tendência estar relacionada principalmente com a Geração Z, isso não significa que é exclusiva para pessoas mais novas. Usar o rosa e cores vibrantes mantém as mulheres com a imagem firme, e isso não significa que estão destoando, a cor representa apenas um elemento de estilo”.

 


Lojas de departamento, como Riachuelo, Renner e Marisa já estão com a nova tendência em alta. Além disso, o famoso “Brás”, localizado na cidade de São Paulo, está recheado de acessórios e peças de roupas para o novo estilo, com preços acessíveis.

63 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page