top of page
  • Foto do escritorGabriela Araújo

Copa do Mundo Feminina dá seu pontapé inicial

Primeiro dia de jogos já demostra que a caminhada contra o machismo ainda é longa.



Às quatro da manhã desta quinta-feira (20), Nova Zelândia e Noruega abriram os jogos da maior Copa do Mundo feminina de todos os tempos. A partida foi transmitida ao vivo pela emissora fechada Sportv e pelo YouTube através da CazéTV. Pelo CazéTV, mais de 40 mil pessoas acompanharam simultaneamente a partida.


Apesar dos excelentes números, o foco acabou sendo direcionado para o chat que estava lotado de comentários de mulheres e homens sobre a beleza das jogadoras, atividades domésticas e críticas sobre a qualidade do futebol das seleções. Alguns até acusaram o influenciador esportivo e dono do canal, Casimiro Miguel, de se render à "lacração". Esse cenário permaneceu durante todo o primeiro tempo.



Para evitar repetir a situação, logo no início do segundo tempo, o chat foi desabilitado. Em nota, o canal confirmou o ocorrido e prometeu tomar atitudes para que a situação não volte acontecer nos jogos seguintes. "O chat da CazéTV no YouTube foi desativado durante a transmissão de Nova Zelândia x Noruega porque percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade. Nos próximos jogos teremos ainda mais moderadores preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito".


O também influenciador esportivo, Fred Bruno, viveu uma situação parecida. Há cerca de seis dias, Fred publicou em seu feed do Instagram um vídeo no qual respondida uma caixinha de perguntas aberta dias antes a respeito do por que os internautas não assistem futebol feminino. A publicação chegou a atingir quase seis mil comentários, com a maioria criticando a modalidade. A postagem chegou a ser compartilhado no TikTok de Fred, onde a rejeição sobre o assunto foi ainda maior, tanto que o vídeo foi excluído pela plataforma, devido ao número de denúncias em relação ao conteúdo apresentado.


Indignado, Fred chegou a gravar stories respondendo alguns dos comentários presentes na publicação, inclusive os que afirmavam que o influenciador estava apenas falando de futebol feminino em troca de dinheiro. O criador de conteúdo chegou a afirmar que perdeu seguidores após a postagem.


Diferente do que foi mostrado nas redes sociais, na arquibancadas, o público comparece para acompanhar e apoiar a modalidade. O jogo de abertura levou cerca de 42.137 torcedores no Eden Park, em Auckland, sendo considerado o maior público da história do futebol na Nova Zelândia.


Créditos de imagem: GE

Já no jogo da Austrália, segunda sede da competição, estiveram presentes 75.748 torcedores, um recorde em estreias. A partida também chegou a ser acompanhada por quase 100 mil pessoas na CazéTV.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page