Autora da saga “Perdida”, “Procura-se um marido” e “No mundo da Luna”, Carina Rissi participou de uma entrevista no último sábado, 29 de agosto, no evento Vila das Artes em Porto Feliz, SP. A escritora dividiu com os fãs um pouco da sua história e de como é criar personagens protagonistas que não são mocinhas em perigo.
Carina Rissi nasceu em 1980, em Ariranha, cidade do interior de São Paulo. De família humilde, a autora de sucesso conta que passava seu tempo em bibliotecas e salas de leitura da cidade, lugares onde pegou gosto pela literatura. Entre seus autores favoritos, Jane Austen se destaca.
Em 2010, Carina começou a escrever em um celular antigo, que travava bastante. Ela explica para a De Mulher Para o Mundo que o livro se chamava “Capítulo 1” até o final, e que ela só percebeu que escrever era o que queria fazer quando disseram a ela do seu talento.
O plano original da escritora era seguir na carreira de jornalismo, na qual ela tinha formação. Porém, com o incentivo de sua família, principalmente de seu marido, Carina começou a procurar editoras para a publicação de seu livro. Infelizmente, como é algo comum na vida de todo novo escritor, ela recebeu diversos “não”.
Foi então que decidiu seguir por outro caminho: investiu todo o dinheiro que tinha e fez sua publicação independente. Seu livro começou a cair no gosto dos leitores, e a divulgação boca a boca fez com que o livro “Perdida” ficasse conhecido.
Carina Rissi foi ganhando mais notoriedade até que sua atual editora, “Verus”, notou seu talento e ambas fecharam um contrato de sucesso. A autora coleciona sucessos e alguns de seus livros ganharam versões live-action, como o mais recente “Perdida”, lançado em 2023 no Disney +, “Procura-se um marido” e “O mundo da Luna”, que também ganharam suas versões cinematográficas na HBO Max. A autora é casada e tem uma filha adolescente.
Entrevista com a Autora Carina Rissi
A escritora e jornalista concedeu uma entrevista rápida para a De Mulher Para o Mundo durante o evento na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo. Carina conta que não sabia se iria iniciar a carreira como autora. Seu sonho inicial era ser jornalista e trabalhar em grandes redações, mas teve o estalo para a sua profissão ideal quando assistia ao programa estadunidense de Oprah Winfrey: “Uma vez estava assistindo ao programa da Oprah Winfrey, eu adorava o programa dela e estava uma escritora lá, que foi contando mais ou menos o mundinho dela”, Carina explica que se identificou com a convidada do programa e começou a escrever seu primeiro best-seller: Perdida.
“O livro se chamou: Capítulo 1 até o ponto final, e junto com esse ponto final nasceu esse sonho”, finaliza.
Carina também fala que o seu maior desafio foi escrever o livro “Destinado” da saga Perdida, que é escrito pela perspectiva do personagem Ian. Sair do mundo feminino, entender os sentimentos de um homem foi desafiador para a autora: “Eu fui trabalhar com um homem do século XIX, com pensamentos completamente diferentes, e os meus personagens falam muito comigo. Eu só ficava esperando ele me contar, mas não acontecia. Ian é muito fechado.” explica a autora.
Quando perguntada sobre qual seria seu conselho para os novos escritores, Rissi afirma que é se dedicar ao trabalho, sentar e escrever o seu livro, sem deixar que os fatores externos atrapalhem aquele momento criativo: “Ele só é escrito se você realmente sentar e se dedicar”, ela também complementa: “Aí, uma vez que esse livro foi escrito, é não desistir! É procurar outros meios se o tradicional não funcionar.”
Abaixo o vídeo completo da entrevista com a jornalista Rafaela Maciel:
Obras
Sagas:
Série Perdida
Perdida: Um Amor que Ultrapassa as Barreiras do Tempo (2011)
Encontrada: À Espera do Felizes Para Sempre (2014)
Destinado: As Memórias Secretas do Sr.Clarke (2015)
Prometida: Uma Longa Jornada Para Casa (2016)
Desencantada: Entregando-se aos Segredos do Amor (2018)
Indomada: Os Laços Inquebráveis do Amor (2021)
Série Família Cassani
Procura-se um Marido (2013)
Mentira Perfeita (2016)
Amor Sob Encomenda (2019)
Livros únicos:
No Mundo da Luna (2015)
Quando a Noite Cai (2017)
Menina Veneno (2017)
Conto
No Mundo da Luna - A Entrevista (2015)
Antologia
O Livro dos Vilões (Galera Record, 2014)(com Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu)
Adaptações:
Filmes:
Procura-se, lançado em 2022 exclusivamente na HBO Max, estrelado por Camila Queiroz e Klebber Toledo, adaptação do livro “Procura-se um marido”;
Perdida, o longa estreou nas telas do cinema brasileiro em 2023 e hoje está disponível no catálogo da Disney +, o filme tem como casal protagonista Giovanna Grigio e Bruno Montaleone, inspirado na obra homônima “Perdida” , lançado em 2011.
Série:
No mundo da Luna, lançada em 2022 e produzida pela HBO Max, está disponível no streaming.
Comments