top of page
Foto do escritorDe Mulher Para o Mundo

Janis Joplin: a Rainha do Rock and Roll

Cantora fez história na música do século XX


Janis Joplin sentada, posando para uma foto
Crédito/Foto: El País Brasil 

Nascida no Estado do Texas em uma cidade pequena chamada Port Arthur, Janis é originada em uma família tradicional e muito religiosa e desde cedo, era apaixonada pela música porém teve que ouvir o blues, seu ritmo favorito, às escondidas. Devido à exigência familiar, cantou no coral da igreja durante sua infância e sua adolescência e logo após se formar na escola, foi aprovada no curso de Artes Visuais na Universidade do Texas.


Mas sua trajetória até aqui não foi fácil, a cantora sofreu bullying no colegial e na universidade devido às acnes, timidez, sobrepeso e o tipo de roupa que vestia e como consequência, sofreu depressão e desenvolveu bulimia passando a usar drogas e álcool para mascarar os problemas. Pouco tempo depois, desistiu do curso, mudou-se para San Francisco e dedicou sua vida à sua grande paixão: a música.


Começou a trabalhar com o canto e intensificou o uso de drogas como LSD, heroína injetável e cocaína; além de misturar os entorpecentes com à bebida alcoólica. No ano de 1968, realizou um aborto no México e três dias depois, sofreu complicações devido à uma forte hemorragia, sendo internada por cerca de três semanas e precisando pagar multa para não ser presa pois em seu país natal, a prática do aborto era considerada um crime.


Janis relatou que a tal prática lhe causou um dos maiores arrependimentos de sua vida fazendo com que seu quadro depressivo piorasse desenvolvendo um transtorno de estresse pós traumático além das diversas tentativas de suicídio.


Após se internar numa clínica de reabilitação devido ao seu vício nas drogas, Janis se aproximou do “Big Brother & The Holding Company”, destaque na época. O sucesso de Joplin ocorreu no ano de 1968 onde a canção Piece Of My Heart atingiu o primeiro lugar nas paradas da Billboard. Depois disso, revolucionou o cenário da música com sua carreira solo.




Em sua discografia, a cantora coleciona diversos álbuns feitos em sua carreira como: Cheap Thrills, Joplin: In Concert , I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!, Pearl, entre outros sucessos.


JANIS JOPLIN NO BRASIL 


Janis Joplin no Brasil bebendo
Foto: Rolling Stone

Segundo informações de Holly George-Warren, autora da biografia de Janis Joplin, a cantora ficou encantada com as cenas filmadas no carnaval do Rio de Janeiro e em fevereiro de 1970, desembarcou em terras brasileiras na companhia de Linda Gravenites. 


Em registros escritos à Myra Friedman, autora da biografia Enterrava Viva, Myra conta que Janis queria livrar-se da heroína e achou que curtir o Carnaval no Rio seria uma boa ideia. “Ela simplesmente amou o Brasil. Foi tratada como estrela e chegou a dar entrevista coletiva", conta a autora. Na ocasião, a autora também conta que Janis Joplin se internou por dez dias em uma clínica para tentar se livrar do seu vício em heroína.


Em sua viagem, também conheceu David George onde manteve um relacionamento conturbado que se manteve por dois meses. O namoro terminou de uma forma perigosa onde a cantora quebrou uma garrafa de vodka na cabeça do parceiro. 


O episódio acabou piorando a saúde mental de Janis fazendo com que tivesse uma crise depressiva intensificando o uso de drogas. 


No vídeo abaixo, podemos ver algumas fotos raras da passagem de Joplin pelo Brasil




Janis Joplin no hotel
Janis Joplin no Hotel Copacabana Palace

MORTE 


A cantora Janis rindo para foto
Foto: Alô Alô Bahia

Janis voltou a ter acompanhamento com especialistas da psicologia onde cuidou da saúde e começou a tomar metadona, medicamento que a ajudava no tratamento da dependência de heroína, ficando por cerca de cinco meses fumando e bebendo ocasionalmente.


A cantora teve uma recaída em outubro de 1970, quando estava hospedada num hotel em Los Angeles, nos Estados Unidos, com o consumo de bebida e o uso de heroína na forma injetável em seu sangue.


Seu empresário foi até o hotel quando a artista faltou em uma gravação e ao arrombar a porta, encontrou seu corpo sem vida. No boletim da autópsia, foi computado que Joplin não tomava metadona há cerca de um mês. No corpo, cicatrizes das seringas de heroína estavam cada vez mais aparentes.

 

Janis Joplin morreu aos 27 anos sendo cremada posteriormente. Suas cinzas foram espalhadas no Oceano Pacífico.


A biografia de Janis Joplin foi lançada em 2020 e pode ser encontrada na Amazon.




Livro da vida de Janis Joplin
Biografia de Janis Joplin



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page