K-pop, K-dramas e o empoderamento cultural: a ascensão da cultura coreana entre mulheres
- Barbara Schreurs
- 15 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mar.
O crescimento do K-pop e dos doramas no Brasil não é apenas uma tendência passageira. Para muitas mulheres, esse tipo de entretenimento representa a autoaceitação, empoderamento e uma nova forma de enxergar o mundo.

É inevitável o crescimento que a cultura coreana está ganhando no Brasil. O que começou apenas como uma tendência entre os fãs de k-pop, nos últimos anos, transformou-se em um movimento cultural. É mais do que um simples entretenimento, é a busca de inspiração, de empoderamento. O k-pop e os k-dramas possuem uma representação de mulheres que trazem temas como igualdade e superação.
Não tem como, falar de cultura coreana é falar sobre k-pop. Muitos abordam temas como amor, empoderamento, saúde mental e ansiedade. Grupos como TWICE, BTS, Stray Kids e BLACKPINK, conquistam um público majoritariamente feminino, que se sente atraído pela representação, identidade única e energia.

Todo esse sucesso não foi apenas um acidente, todas as mensagens por trás das músicas fazem com que os fãs se sintam conectados. O BTS, além de ser uma das maiores bandas de k-pop da história, junto com o ARMY (nome do fandom) falam sobre autoaceitação, cuidados com a saúde mental, dificuldades e o mais importante, ser fiel a si mesmo e se amar. Como em Answer: Love Myself, do álbum Love Yourself: Answer (2018) que fala sobre a importância e do amor-próprio, algo que ainda é muito difícil de se ter por muitas mulheres, por conta das cobranças da sociedade, inseguranças, belezas irreais, padrões construídos.
O BTS se uniu à UNICEF na campanha Love Myself, que visa combater a violência infantil, além de promover, principalmente entre os jovens, a autoestima. Isso faz com que a conexão com o grupo vá além das músicas: são ideias, causas de inclusão que os integrantes promovem todos os dias, fazendo com que o fandom se sinta apoiado.
Sua influência é tão grande que, em 2020, quebraram o recorde de visualizações no YouTube com o MV de Dynamite, atingindo mais de 100 milhões de visualizações em menos de 24 horas, um marco, até então, jamais alcançado por outro grupo.
BLACKPINK também desempenha um papel importante no mundo k-pop quando o assunto é empoderamento feminino. Suas letras falam sobre independência, confiança e ser autossuficiente. Um exemplo é a música How You Like That, que fala sobre a superação diante das adversidades, além de reforçar o poder feminino.
Red Velvet e TWICE também são girls groups para entender o impacto do k-pop. O TWICE é conhecido pelas suas letras otimistas e doces que falam sobre a busca da felicidade e o amor próprio, enquanto Red Velvet explora conceitos mais ousados e complexos com músicas que falam desde amor até o empoderamento.
O Stray Kids vem conquistando cada vez mais fãs. O grupo aborda temas como luta contra padrões sociais, identidade e auto aceitação. My Pace, é uma de suas músicas que reforça como cada pessoa possui o seu próprio ritmo de evolução, mensagem que é essencial em um mundo onde a maioria das mulheres se sentem pressionadas e têm que corresponder às expectativas irreais.

Isso faz com que a música e os fãs se tornem um elo de união. Através de plataformas como Weverse e V Live, os artistas têm a possibilidade de abrir lives e interagir diretamente com os fãs, criando uma comunidade de apoio, além de ser um ótimo meio de troca de mensagens.
Além do k-pop, temos os doramas. Embora eles sejam muito conhecidos, principalmente por conta das histórias românticas, eles vão de contos de fadas e de amor. Com roteiros bem estruturados, algumas das tramas exploram temas psicológicos, sociais e emocionais.
Um exemplo marcante é o dorama Amanhã (Tomorrow) que aborda questões delicadas como ansiedade, depressão e suicídio, mostrando a realidade de muitas pessoas, principalmente na Coreia. Outro dorama que foge do tema ‘romance tradicional’ é Uma Advogada Extraordinária (Extraordinary Attorney Woo), que conta a história de uma advogada autista que precisa enfrentar o mundo jurídico. Essa série gerou bastante debate sobre diversidade e inclusão, mostrando que as mulheres possuem o seu espaço, independente de limitações ou condições.

Muito mais que entretenimento, a cultura coreana conquistou o seu espaço, onde milhares de pessoas encontram apoio emocional e inspiração. Seja no k-pop ou nos k-dramas, eles reforçam o impacto positivo na vida das pessoas, mostrando como a cultura é uma ferramenta poderosa de identificação e transformação.
Comentarios