Entenda o fenômeno biológico que ocorre com mais da metade da população ao menos uma vez por mês.
Como o corpo trabalha durante o ciclo menstrual
O ciclo menstrual, que dura, em média, 28 duas, é regulado por alterações hormonais, principalmente estrogênio e progesterona, que causam inúmeros efeitos fisiológicos. O ciclo menstrual possui três fases e começa no primeiro dia do fluxo menstrual (fase folicular), em que o endométrio é expelido como uma hemorragia. Após o fluxo menstrual, segue-se a fase proliferativa (ovulação), seguida pela fase lútea.
O ovário é a principal fonte de estrogênio em mulheres e indivíduos com útero em idade fértil. Após a menopausa, o hormônio vem de outras fontes. É durante a gestação que ocorrem os níveis mais elevados de estrogênio.
Outros hormônios, como o LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo-estimulante), agem juntos, auxiliando na indução da ovulação. O estrogênio atinge seu pico um dia antes da ovulação e sofre um rápido declínio, caracterizando o início da fase lútea. O corpo lúteo produz progesterona, que atinge seu nível máximo uma semana após a ovulação. Os níveis decrescentes desses hormônios resultam na descamação do endométrio, a menstruação.
Como a menstruação afeta o funcionamento do organismo como um todo?
As alterações hormonais influenciam na fisiologia da pele. Alguns dos efeitos dos níveis de estrogênio elevados na pele são aumento da espessura, aumento da produção de colágeno e suas fibras, diminuição do sebo, aumento da retenção de líquidos, melhora na cicatrização de feridas. Sendo assim, sua redução provoca um declínio na qualidade da pele, reduzindo a quantidade e qualidade de colágeno, deixando a pele mais flácida, bem como mais seca, devido à diminuição da capacidade de retenção hídrica.
A rápida variação hormonal também pode resultar em dores de cabeça, náusea, inchaço abdominal, dor nas costas e cólicas. Durante a menstruação, também pode ocorrer diarreia, devido à diminuição de progesterona, já que o aumento deste hormônio favorece a constipação.
Além de sintomas físicos, o ciclo menstrual também afeta o psicológico, causando mudanças de humor, mais irritabilidade e ansiedade.
Alguns alimentos podem ser indicados para auxiliar no combate às dores, já que são antioxidantes e reduzem o processo inflamatório do corpo, como as frutas vermelhas, sardinha, atum, salmão, frango, oleaginosas, sementes e alguns chás.
A menstruação é considerada um processo fisiológico normal, por isso a ocorrência de muito desconforto pode afetar o dia a dia. Então, é muito importante que, quando a menstruação causa desconfortos extremos, o indivíduo busque atendimento médico e siga um tratamento adequado.
Kommentare