Aos 35 anos, a lateral esquerda disputará a terceira Copa do Mundo Feminina em seu principal momento.
Tamires Cássia Dias Gomes, ou simplesmente Tamires, nasceu em Caeté, interior de Minas Gerais, no dia 10 de outubro de 1987. Sempre gostou de jogar futebol, esperava o pai policial voltar para casa ou aproveitava a companhia de tios e primos para jogar bola.
Aos 11 anos, Tamires decidiu que queria ser atleta profissional após assistir a um jogo da seleção feminina na TV. Hoje, atua como lateral esquerda e ponta pela seleção brasileira e pelo Corinthians.
Infância e carreira
Aos 15 anos, Tamires se mudou para São Paulo para morar com uma tia e tentar seguir a carreira no futebol. Sua carreira começou no futsal, com passagens por equipes de Guarulhos, como Tiger e Estrela.
Em 2003, o Tiger levou as jogadoras para um teste de futebol de campo do Juventus, da Mooca, e Tamires foi uma das selecionadas. A jogadora colecionou passagens por Santos, Charlotte, dos Estados Unidos, retornando para o Brasil em 2008 para defender a Ferroviária, de Araraquara (SP).
Pausa na carreira
Durante sua passagem pela Juventus, a atleta conheceu seu marido, César de Britto, que também era jogador. Em 2009, Tamires descobriu que estava grávida, aos 21 anos, e acreditou que teria que deixar o futebol. No entanto, com o apoio da família e do marido, conseguiu enfrentar a nova etapa da vida.
Tamires passou dois anos parada, cuidando do filho e acompanhando o ex-marido, até receber um convite do Atlético-MG. No entanto, pela distância do filho e do marido, ela optou por voltar a deixar os gramados.
Retorno ao futebol através da Seleção
Em 2013, Tamires voltou ao futebol para defender o São Bernardo e treinou no Centro Olímpico. Foi nessa época que ela voltou à Seleção, convocada para retornar ao time nacional no duelo contra a Nova Zelândia pela Valais Women's Cup.
Em 2014, conquistou a Copa América Feminina pela primeira vez com a camisa da Seleção. Foi ouro com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, no Canadá.
Depois disso, a jogadora recebeu um convite para se transferir para o Fortuna Hjørring, da Dinamarca. No mesmo ano, também no Canadá, Tamires disputou a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2015, sua primeira participação em um Mundial. Ainda no clube dinamarquês, a atleta foi eleita a melhor jogadora do clube e a nona melhor da Escandinávia.
Tamires também foi titular no elenco da Seleção Brasileira de Futebol Feminino nas Olimpíadas de 2016, na Copa América Feminina de 2018 e da Copa do Mundo Feminina de 2019. Pela Seleção, conquistou o título da Copa América de Futebol Feminino, em 2018, participando de sete jogos.
Agora, a atleta se prepara para jogar a sua terceira Copa do Mundo como titular e provavelmente como capitã.
Corinthians
Depois da Copa do Mundo de 2019, Tamires retornou ao Brasil para defender as cores do Corinthians. Nas primeiras entrevistas o técnico do time, Arthur Elias reconheceu a dificuldade que a atleta tinha em defender, diante disso adiantou a jogadora e a transformou em ponta esquerda, o que trouxe resultados positivos.
Pelo clube paulista, a jogadora já atuou em 140 partidas, sendo 114 como titular, tendo 118 vitórias, 15 empates e 7 derrotas e conquistou 11 títulos. Tamires tem contrato com Corinthians até 31 de dezembro deste ano. No entanto, acredita-se que esse vínculo será renovado.
Relacionamento homoafetivo
Em 2020, depois de 12 anos de casamento, Tamires de separou do marido. No ano seguinte, a atleta passou a aparecer com maior frequência com a cantora Gabi Fernandes, de quem era próxima desde 2019. As duas chegaram a viajar com a família da jogadora e compartilharam registros dos momentos nas redes sociais, o que levou aos internautas a acreditarem em namoro entre as duas.
Durante um tempo, a jogadora e a cantora não confirmavam ou negavam o romance. Até agosto de 2022, quando, em um post compartilhado no Instagram, as duas assumiram a relação. Na publicação, deram a entender que, quando se assumiram, estavam juntas desde agosto do ano anterior, mas nunca falaram sobre esse início da relação abertamente.
Comments