top of page
  • Foto do escritorDe Mulher Para o Mundo

Uma das maiores atletas de todos os tempos: Serena Williams

Exemplo para jovens tenistas, Serena Williams conquistou as quadras com seu talento e força.



Começo


Serena Williams é a mais nova de cinco irmãs. Nasceu no dia 26 de setembro de 1981, em uma pequena cidade de Michigan nos Estados Unidos, mas foi em Compton, na Califórnia, com 3 anos de idade, que começou a jogar tênis. A família se mudou para a Flórida quando tinha 9 anos e, então, passou a frequentar uma academia.


Créditos de imagem: Ken Levine

Quando estava na nona série, seus pais a tiraram da academia de tênis para poder focar mais nos estudos e, desde então, passou a treinar em casa.


Carreira



O primeiro jogo profissional da carreira foi em setembro de 1995, mas até 1998 não teve conquistas expressivas. No entanto, foi nessa época que derrotou duas tenistas top 10 em um mesmo torneio (Mary Pierce e Monica Seles) enquanto seu próprio ranking era 304, o que fez com que os especialistas do esporte a notassem mais.


Em 1999, Serena, aos 17 anos, chegou à final do US Open daquele ano. A jovem teve a "audácia" de desbancar a então melhor tenista do mundo, Martina Hingis, feito que nenhuma outra mulher afro-americana conseguiu conquistar desde 1958. Este seria o primeiro de 23 títulos de Grand Slam em simples.


Após a conquista do Aberto dos Estados Unidos sobre a favorita, Serena Williams encerrou a temporada como a quarta melhor tenista do mundo. A norte-americana apareceria no topo do ranking três anos depois.


Em 2001, ela e a irmã, Venus Williams, conquistaram o Carrer Grand Slam jogando em dupla, e se tornaram a 5ª dupla a ter conquistado o feito na história do esporte.


Ao longo da carreira, a tenista ganhou 4 títulos Grand Slam seguidos: Roland-Garros 2002, Wimbledon 2002, US Open 2002 e Australian Open 2003. Mas os feitos da tenista não pararam por aí, pois ganhou mais 10 torneios: 4 Australian Open, 4 Winbledon e 2 US Open.


Foi também medalha de ouro nas Olimpíadas de Sydney (2000) e Pequim (2008). Em 2012, ganhou da tenista russa Maria Sharapova, obtendo medalha de ouro.


Serena é a maior vencedora de majors entre homens e mulheres na Era Aberta do tênis, com 23 conquistas. Contando as duplas, são 39 títulos, além de quatro medalhas de ouro em Olimpíadas. É também a tenista mais velha a conquistar um slam e a ocupar a liderança do ranking, com 319 semanas na primeira colocação, sendo 186 consecutivas, sendo, inclusive, a mais velha no posto.


Gestação


Créditos de imagem: Michael Bradley/ AFP

Em setembro de 2017, Serena Williams deu à luz Alexis Olympia, porém, ergueu o troféu do Australian Open em janeiro, sem sequer saber que já carregava sua filha.


Após a gestação em 2019, a tenista sofreu com muitos problemas, e quase morreu por complicações pulmonares. Além das dificuldades clínicas, Williams enfrentou intensas e desonestas críticas. Entre elas, a de que não teria condição de jogar bem pós-parto e aos 36 anos.


Mesmo com as complicações, Serena retornou às quadras e, em menos de um ano, já estava disputando Roland Garros. Devido aos problemas de saúde, a ex-número um do mundo teve que utilizar um macacão que ajudava na circulação de sangue. Porém, foi visto com maus olhos pela Federação Francesa, e o presidente Bernard Giudicelli lastimou o uso e declarou que a vestimenta seria proibida no torneio.


As regras do circuito não permitiam que mulheres vestissem a legging sem uma saia ou um short por cima, mas graças à Serena Williams, a Associação Feminina de Tênis (WTA) liberou o uso para as atletas.


Outra mudança importante foi referente ao ranking. A entidade tratava uma gravidez e uma lesão da mesma maneira. Ficar fora de uma competição por conta de uma torção no tornozelo ou por estar por estar grávida tinha o mesmo peso aos olhos da WTA. Na época, Serena saiu da primeira colocação para a 453ª. Williams chegou a dizer "o ranking da WTA me puniu por engravidar".


Serena Williams anunciou neste ano sua aposentadoria, declarando, em uma comovente reportagem da Vogue, que tomou a difícil decisão de dar total atenção à família.


“Acredite, eu nunca quis ter que escolher entre tênis e uma família. Não acho justo”.


​Mesmo aposentada, atualmente Serena é classificada pela Associação Feminina de Tênis como a tenista número 9 do mundo em simples.


Como filantropa, a ex-tenista já fez doações para mais de 13 instituições de caridade, é embaixadora da UNICEF e já ajudou a construir escolas para crianças carentes na África e no Caribe.

 

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page