top of page
  • Foto do escritorBarbara Schreurs

No Mês da Mulher: o que é ser mulher?

No Mês da Mulher, a pergunta ainda não quer calar. O que é ser mulher?



O que é ser mulher em pleno século XXI? O ser mulher vai muito além do par XX, um número de cromossomos humanos que foi descoberto por uma mulher. Nettie Stevens, cientista e ganhadora de um prêmio Nobel, em 1905, fez uma das maiores descobertas da genética, concluindo que o condicionamento biológico do sexo devia ser baseado nos cromossomos.


Só que, antes dessa descoberta, como era "classificado" o que é um homem ou uma mulher? Sempre gostei de pontuar que o gênero é algo construído, assim, como tudo que está em nossa volta. Foi inventado por alguém em algum momento da história e recebeu um nome que pode ter sido modificados ao longo dos anos.


O ser mulher está muito mais ligado ao seu interior, do que a rótulos criados para que haja uma classificação, pré-conceitos construídos ao longo dos tempos. Você se sente mulher, você nasce mulher, você sofre por ser mulher, mas, mesmo sendo humilhada, desrespeitada, rotulada... segue um caminho de luta.


A sociedade sempre tenta jogar padrões. Precisa vestir isso, usar aquilo, se comportar de tal forma... ter um corpo iguais a modelos de revistas. Um corpo não te representa como mulher, você não precisa ter seios, ser magra, usar cabelos longos e andar de salto. Não é uma genitália que vai te rotular como mulher.  


Você sabe, você sente quando acontece. Haverá momentos de conflitos internos, de discussão, de medos e somente você sabe da sua verdade, daquilo que está dentro de você e de seus pensamentos.  


Seja a sua verdade, a sua luta, afinal, esse dia só acontece por conta do movimento operário, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1908. Um movimento que reuniu 15 mil mulheres nas ruas de Nova York, que pediam melhora nos salários, direito ao voto e redução nas jornadas de trabalho.


No ano de 1910, Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, teve a ideia de tornar o dia uma data internacional. O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez em 1911, mas foi oficializado pela ONU somente em 1975. A celebração da data acontece todos os anos para nos lembrar de celebrar os avanços que as mulheres estão tendo dentro da sociedade, na economia e na política e, principalmente, nos lembrar como a desigualdade de gênero ainda está viva.

 

 

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page