Estrela do final dos anos 2000, Manu Gavassi estourou (de novo) após sua participação no BBB 20.
Cantora, compositora, atriz, diretora, roteirista, dubladora, produtora, apresentadora, escritora e influenciadora digital, Manu Gavassi nasceu em 1993, na cidade de São Paulo.
Filha do radialista e apresentador de televisão Zé Luis Francisco (conhecido por seu trabalho na 89 FM, a Rádio Rock, em São Paulo), foi com ele que aprendeu a tocar violão.
A cantora começou a publicar covers de músicas no seu canal no YouTube e, um tempo depois, seu pai enviou alguns de seus vídeos cantando para Rick Bonadio, produtor musical — e um dos responsáveis pelo sucesso de grupos como Mamonas Assassinas, a girl band Rouge e a boy band Br'oz —, que convidou-a para gravar seu primeiro álbum de estúdio.
No ano de 2010, lançou seu disco de estreia, intitulado "Manu Gavassi", tendo hits de sucesso que até hoje marcam a carreira da cantora, como “Garoto Errado” e “Planos Impossíveis”.
Sua grande estreia nos palcos foi no evento "NoCapricho", no mesmo ano.
Em setembro de 2011, a revista Capricho criou para Manu um blog e uma websérie de cinco episódios, mostrando os bastidores de seu dia a dia. Em novembro, foi lançado o último single de seu álbum, da canção 'Odeio'. O videoclipe da música foi lançado exclusivamente através do quadro Garagem do Faustão, exibido no programa Domingão do Faustão.
No mesmo mês, fez sua estreia como atriz, fazendo uma participação na série 'Julie e os Fantasmas' como Débora.
Após dar uma pausa na carreira como cantora por dois anos para focar em sua carreira como atriz, deixou a gravadora Midas Music depois de cinco anos e assinou com a gravadora Angorá Music, dando início as gravações do seu primeiro extended play (EP), "Vício".
Em março de 2016, deu início à Vício Tour em São Paulo, sendo a primeira turnê de sua carreira. Em maio, foi lançado o single 'Vício'. O videoclipe da canção foi lançado em duas partes, e foi necessário que os fãs doassem uma quantidade específica de sangue para que fosse liberado. Tendo como parceria a Fundação Pró-Sangue, a campanha Play Pela Vida tinha como objetivo incentivar a doação de sangue pelos fãs da cantora.
Em novembro de 2016, gravou seu primeiro filme, 'Socorro, Virei Uma Garota!', interpretando a protagonista Melina, que teve sua estreia em agosto de 2019. No mesmo ano, passou a ter sua carreira administrada pelo empresário Felipe Simas e assinou contrato com a gravadora Universal Music, dando continuidade às gravações do seu terceiro álbum de estúdio.
No final de 2018, Manu lançou o EP "Cute But Psycho" e uma websérie baseada em sua vida, chamada "Garota Errada", por meio de seu canal no YouTube. A série teve o roteiro e a direção criativa assinados pela própria artista. Ainda em dezembro, Manu gravou um documentário para o MINIdocs, do diretor Carlos Gayoto, no estúdio Blackbird em Nashville.
Em maio, lançou o EP MINIDocs Nashville com quatro faixas de releituras de alguns de seus sucessos, como uma forma de celebrar seus dez anos de carreira, que ocupou o 1° lugar no iTunes Brasil. Em setembro, a cantora lançou o EP "Cute But (still) Psycho", segunda parte do EP "Cute But Psycho", lançado anteriormente.
Em dezembro de 2019, fundou a agência criativa Cute But Psycho Agency para investir em sua carreira como diretora criativa, coordenando seus últimos projetos lançados e criando campanhas publicitárias para marcas como Tanqueray, MAC Cosmetics, O Boticário, Magazine Luiza e Tommy Hilfiger.
Big Brother Brasil
No ano de 2020, a cantora decidiu se aventurar em mais uma etapa da sua vida, integrando o elenco da 20ª edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo. A partir desta edição, famosos e pessoas anônimas fariam parte da casa mais vigiada do Brasil na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de reais.
Antes de entrar no programa, Manu gravou vídeos para sua websérie 'Garota Errada', que foram publicados através de seu Instagram, retratando, de forma divertida, sua participação no BBB.
Numa final com a influenciadora digital Rafa Kalimann e a médica Thelma Assis, a cantora ficou em terceiro lugar na edição, com 21,09% dos votos.
Paredão histórico
O Big Brother Brasil 20 entrou para o Guinness World Records após o recorde de 1 532 944 337 votos no Paredão disputado por Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez como "A maior quantidade de votos do público conseguidos por um programa de televisão", superando o talent show American Idol.
O recorde também foi mencionado no Jornal Nacional, além de ter sido matéria na revista eletrônica Variety.
Prior foi indicado pela líder da semana, Gizelly, e puxou Manu no contra golpe: "Hoje vou indicar uma pessoa ao paredão, que seria meu voto lá dentro. Essa pessoa eu tenho dúvidas se ela está aqui para jogar ou se está na Disney, mas aqui é o Big Brother. Meu voto é na Manu", justificou.
O brother acabou sendo eliminado com 56,73% dos votos. Manu recebeu 42,51% e Mari, que também estava na berlinda com os dois, por indicação da casa, teve apenas 0,76%.
Maldivas
Lançada em julho de 2022, a série 'Maldivas' é protagonizada por Manu Gavassi, Bruna Marquezine, Natalia Klein, Sheron Menezzes e Carol Castro.
A série gira em torno de Liz, personagem de Bruna Marquezine, que para realizar uma investigação da morte de sua mãe, se infiltra num condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
“A gente vai ver que tem uma história importante aí na relação dela. Ela não pode ensinar nada [sobre aceitação], ela tem que aprender, na verdade. Porque acho que o grande problema da Milene é esse, ela não consegue simplesmente ser quem ela é. Ela tem que agradar o outro. Isso é um peso horrível de se viver”, afirmou a atriz em entrevista para o site Omelete.
Gracinha
Quarto álbum de estúdio da cantora, "Gracinha" foi lançado em novembro de 2021 após Manu Gavassi optar por se manter distante das redes sociais para focar no projeto sem distrações.
No mesmo mês, em parceria com a plataforma Disney+, o projeto audiovisual foi lançado no streaming como acompanhamento para as músicas. O álbum possui participações de Tim Bernardes, Amaro Freitas, Voyou, Vic Mirallas e Alice Et Moi.
“É o início de uma mudança profunda na minha vida e tenho a leve impressão de que é a minha cura”, disse Manu sobre seu álbum numa carta de introdução para a obra.
"Gracinha" foi bem recebido pela crítica especializada, avaliado com 3,5 de 5 estrelas pela Nação da Música e uma nota 9 de 10 do site Tracklist.
As canções favoritas dos críticos foram 'Bossa Nossa' — a sétima faixa do disco —, 'Tédio' — a quinta — e 'Sub.ver.siva' — a terceira.
Sobre 'Bossa Nossa', Luis Hora, do site Escutai, destacou: "O maior momento acontece em ‘Bossa Nossa’, a faixa vicia logo nos primeiros versos e demanda muita força do ouvinte para que não acabe em um looping quase eterno… Essa forma coesa e minimalista que as produções de Lucas Silveira acompanham os vocais pode até parecer uma montagem tímida, mas basta uma segunda ouvida para perceber que elas complementam os vocais da artista da forma mais mágica possível".
O crítico aproveitou para nomear o álbum como o melhor de Manu e chamá-la de "uma inteligente musicista".
Eu Só Queria Ser Normal
Em 2022, depois de adiar sua turnê anunciada ainda durante o confinamento do Big Brother Brasil devido às restrições da pandemia de Covid-19, por motivos criativos, a cantora adiou novamente a produção, e reformulou a turnê "Cute But Psycho Experience", transformando-a na turnê "Eu Só Queria Ser Normal". À ocasião, Manu comentou:
Por que fazer uma turnê sobre um álbum quando eu posso fazer sobre todos? EU SÓ QUERIA SER NORMAL celebra todas as minhas fases e todos vocês que por algum motivo se identificam comigo, com minha personalidade, minha trajetória, minhas loucuras, minha MÚSICA. (...) Agora sim, tudo faz sentido!
Cantando sucessos antigos e novos, Manu se apresentou em 9 shows que mobilizaram os fãs em lágrimas, gritos e conversas intimistas.
Nossa equipe esteve no quarto show da turnê, realizado no Teatro Iguatemi, em Campinas. De longe já se notava a maturidade de Manu no palco, sua conexão com a nova banda e sua evolução artística em versões adaptadas de seus sucessos de adolescência.
Comentários