top of page
  • Foto do escritorDe Mulher Para o Mundo

A poderosa: Anitta


Larissa de Macedo Machado, conhecida mundialmente por seu nome artístico ‘Anitta’ nasceu há exatos 29 anos, no Rio de Janeiro.


Créditos de imagem: Anitta (Divulgação)

Anitta, o furacão


A cantora começava seu estrondoso sucesso já em 2010, com contrato assinado com a Furacão 2000 e na boca do povo com o hit "Meiga e Abusada", que seria seguido pelo fenômeno "Show das Poderosas", com a Warner, ficando em segundo lugar na parada de singles da Billboard Brasil.


A menina de Honório Gurgel, cantando, compondo, atuando, dançando, apresentando e administrando a própria carreira, se tornou mais que um símbolo sexual, como descrita muitas vezes pela mídia. Anitta se tornou um fenômeno mundial com o uso de seus talentos, inclusive para o marketing: o buzz marketing (famoso “fale bem ou fale mal, mas fale de mim”) ajudou — e muito — a deslanchar sua carreira mundial: em 2021, tornou-se a primeira brasileira a se apresentar na premiação da MTV Video Music Awards (VMA), performando "Girl From Rio", hit em inglês da artista, que é poliglota. Já em 2022, tornou-se a primeira mulher latino-americana a ocupar o 1º lugar no ranking global do Spotify.


Muito mais que as inúmeras fofocas envolvendo seu nome e os múltiplos relacionamentos amorosos que teve, Anitta coleciona premiações: foram 9 Capricho Awards, 3 Latin American Music Awards, 9 Latin Music Italian Awards, 6 MTV Europe Music Awards, 8 MTV Millennial Awards Brasil, um MTV Millennial Awards Mexico, 15 Prêmios Multishow de Música Brasileira e 4 Melhores do Ano (premiação realizada no extinto Domingão do Faustão), além de inúmeros outros prêmios e quase 500 indicações.


Nossa Mulher de Destaque de hoje é Larissa de Macedo Machado. Anitta, com muito prazer.



Carreira


O nome artístico "Anitta" surgiu inspirado na protagonista interpretada por Mel Lisboa na série 'Presença de Anita', de 2001, já que, para a artista, a personagem conseguia ser "sexy sem ser vulgar" e "menina e mulher ao mesmo tempo.


Em 2009, Anitta começou a publicar vídeos em seu canal no YouTube, cantando e dançando. Já em 2010, foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo para alguns testes graças aos vídeos publicados. Anitta foi aprovada por sua voz, presença de palco e por sua habilidade na dança stiletto.


Depois de alguns problemas burocráticos, Anitta finalmente gravou seu primeiro disco em 2013, intitulado "Anitta", pela Warner Music.


O álbum homônimo de Anitta lançou três singles e gerou à cantora uma indicação ao Prêmio Extra, duas estatuetas do Prêmio Multishow de Música Brasileira, uma vitória no Melhores do Ano (premiação do Domingão do Faustão) e uma indicação ao Grammy Latino.


"Anitta" foi recebido com críticas mistas pelos especialistas, sendo comparada à cantora Kelly Key, que marcou com seus hits pop nos anos 2000.


Ainda assim, o álbum de estreia de Larissa de Macedo Machado alcançou mais de 100 mil vendas, recebendo certificação de platina.


Em 2017, a cantora passou a apostar em parcerias, inclusive internacionais. O sucesso de 'Switch', em parceria com Iggy Azalea, mostrou que a carreira internacional era mais que uma possibilidade para Anitta, que logo emendou 'Paradinha', gravada em espanhol.


Os hits 'Will I See You', 'Is That For Me' e 'Downtown' tiveram marcos importantes fora do país, mas foi só em 2019, com o lançamento do álbum "Kisses", que o termo "carreira internacional" tornou-se mais sólido. No álbum, que contou com as participações de Caetano Veloso, Becky G, Prince Royce e Snoop Dogg, Anitta tem músicas em português, inglês e espanhol.


"Kisses" vendeu mais de 300 mil cópias, ganhando certificação de diamante.


De lá para cá, Anitta vem seguindo a receita de sucesso: português, inglês e espanhol. Não raro, seu nome é tão conhecido no exterior quando o do jogador de futebol Neymar.



‘Anitta: Made in Honório’ e ‘Vai Anitta’



Lançada em 2018 pela Netflix, a minissérie biográfica ‘Vai Anitta’ mostra os bastidores da produção do EP ‘Checkmate’ e a inserção de Anitta no cenário musical internacional, sempre acompanhada de amigos e familiares enquanto realiza performances, gravações e sessões de estúdio pelo mundo todo.





Lançada dois anos depois de ‘Vai Anitta’, ‘Made in Honório’ mostra — com o perdão pelo trocadilho — que ela já foi. Anitta chegou longe, e cada vez mais pessoas querem saber mais sobre ela. Quem é a mulher por trás da estrela?

Em sua segunda minissérie documental, Anitta mostra muito das várias facetas de Larissa de Macedo Machado.


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page