Larissa de Macedo Machado, conhecida mundialmente por seu nome artístico ‘Anitta’ nasceu há exatos 29 anos, no Rio de Janeiro.
Anitta, o furacão
A cantora começava seu estrondoso sucesso já em 2010, com contrato assinado com a Furacão 2000 e na boca do povo com o hit "Meiga e Abusada", que seria seguido pelo fenômeno "Show das Poderosas", com a Warner, ficando em segundo lugar na parada de singles da Billboard Brasil.
A menina de Honório Gurgel, cantando, compondo, atuando, dançando, apresentando e administrando a própria carreira, se tornou mais que um símbolo sexual, como descrita muitas vezes pela mídia. Anitta se tornou um fenômeno mundial com o uso de seus talentos, inclusive para o marketing: o buzz marketing (famoso “fale bem ou fale mal, mas fale de mim”) ajudou — e muito — a deslanchar sua carreira mundial: em 2021, tornou-se a primeira brasileira a se apresentar na premiação da MTV Video Music Awards (VMA), performando "Girl From Rio", hit em inglês da artista, que é poliglota. Já em 2022, tornou-se a primeira mulher latino-americana a ocupar o 1º lugar no ranking global do Spotify.
Muito mais que as inúmeras fofocas envolvendo seu nome e os múltiplos relacionamentos amorosos que teve, Anitta coleciona premiações: foram 9 Capricho Awards, 3 Latin American Music Awards, 9 Latin Music Italian Awards, 6 MTV Europe Music Awards, 8 MTV Millennial Awards Brasil, um MTV Millennial Awards Mexico, 15 Prêmios Multishow de Música Brasileira e 4 Melhores do Ano (premiação realizada no extinto Domingão do Faustão), além de inúmeros outros prêmios e quase 500 indicações.
Nossa Mulher de Destaque de hoje é Larissa de Macedo Machado. Anitta, com muito prazer.
Carreira
O nome artístico "Anitta" surgiu inspirado na protagonista interpretada por Mel Lisboa na série 'Presença de Anita', de 2001, já que, para a artista, a personagem conseguia ser "sexy sem ser vulgar" e "menina e mulher ao mesmo tempo.
Em 2009, Anitta começou a publicar vídeos em seu canal no YouTube, cantando e dançando. Já em 2010, foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo para alguns testes graças aos vídeos publicados. Anitta foi aprovada por sua voz, presença de palco e por sua habilidade na dança stiletto.
Depois de alguns problemas burocráticos, Anitta finalmente gravou seu primeiro disco em 2013, intitulado "Anitta", pela Warner Music.
O álbum homônimo de Anitta lançou três singles e gerou à cantora uma indicação ao Prêmio Extra, duas estatuetas do Prêmio Multishow de Música Brasileira, uma vitória no Melhores do Ano (premiação do Domingão do Faustão) e uma indicação ao Grammy Latino.
"Anitta" foi recebido com críticas mistas pelos especialistas, sendo comparada à cantora Kelly Key, que marcou com seus hits pop nos anos 2000.
Ainda assim, o álbum de estreia de Larissa de Macedo Machado alcançou mais de 100 mil vendas, recebendo certificação de platina.
Em 2017, a cantora passou a apostar em parcerias, inclusive internacionais. O sucesso de 'Switch', em parceria com Iggy Azalea, mostrou que a carreira internacional era mais que uma possibilidade para Anitta, que logo emendou 'Paradinha', gravada em espanhol.
Os hits 'Will I See You', 'Is That For Me' e 'Downtown' tiveram marcos importantes fora do país, mas foi só em 2019, com o lançamento do álbum "Kisses", que o termo "carreira internacional" tornou-se mais sólido. No álbum, que contou com as participações de Caetano Veloso, Becky G, Prince Royce e Snoop Dogg, Anitta tem músicas em português, inglês e espanhol.
"Kisses" vendeu mais de 300 mil cópias, ganhando certificação de diamante.
De lá para cá, Anitta vem seguindo a receita de sucesso: português, inglês e espanhol. Não raro, seu nome é tão conhecido no exterior quando o do jogador de futebol Neymar.
‘Anitta: Made in Honório’ e ‘Vai Anitta’
Lançada em 2018 pela Netflix, a minissérie biográfica ‘Vai Anitta’ mostra os bastidores da produção do EP ‘Checkmate’ e a inserção de Anitta no cenário musical internacional, sempre acompanhada de amigos e familiares enquanto realiza performances, gravações e sessões de estúdio pelo mundo todo.
Lançada dois anos depois de ‘Vai Anitta’, ‘Made in Honório’ mostra — com o perdão pelo trocadilho — que ela já foi. Anitta chegou longe, e cada vez mais pessoas querem saber mais sobre ela. Quem é a mulher por trás da estrela?
Em sua segunda minissérie documental, Anitta mostra muito das várias facetas de Larissa de Macedo Machado.
Comments