Juntas, as mulheres mais ricas do mundo somam fortuna de mais de 1 trilhão de reais.
Françoise Bettencourt Meyers
Família
Nascida em 10 de julho de 1953, em Neuilly-sur-Seine, na França, Françoise Bettencourt Meyers é a única filha de Liliane Bettencourt, empresária francesa que foi a principal acionista do grupo L'Oréal, herança deixada por seu pai, Eugène Schueller, o fundador da empresa.
Com o falecimento de Liliane, em 2017, Françoise se tornou a principal herdeira e acionista da empresa.
Contrariando seu avô, Eugène, que financiou grupos e ações nazistas, Françoise casou-se com Jean-Pierre Meyers, um empresário judeu, com quem teve dois filhos, ambos criados como judeus.
Seu filho mais velho, Jean-Victor, é quem representa a família e seus 33% de ações no conselho da L'Oréal.
A fortuna de Meyes é estimada em 80,5 bilhões de dólares, cerca de 396,86 bilhões de reais.
Caridade
Françoise é também conhecida por suas fundações de caridade, a Fondation Bettencourt Schueller, responsável por financiar e viabilizar a carreira de artistas plásticos que não possuem visibilidade, e a Foundation Pour L'Audition, que auxilia pessoas surdas a custear tratamentos e aparelhos auditivos.
Em 2019, após o incêndio que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, Françoise e a L'Oréal doaram cerca de 226 milhões de dólares para a reconstrução das partes afetadas.
Julia Koch
Vida pessoal e família
A socialite e filantropa nasceu em 12 de abril de 1962, nos Estados Unidos. Durante a infância, viveu no estado de Iowa, enquanto seus pais, embora de origem agrícola, fossem donos de uma loja de móveis.
Durante a juventude, Koch se formou na University of Central Arkansas e trabalhou como modelo. Logo depois disso, em Nova York, trabalhou como designer de moda com Adolfo Sardiña.
Em 1991, em um encontro às cegas, conheceu seu futuro marido, o empresário David Koch, da Koch Industries, segunda maior empresa privada dos Estados Unidos. Os dois se casaram 5 anos depois.
No ano de 1997, fez o que chamam de debut (estreia) como socialite, sendo co-presidente da organização do Met Gala daquele ano, junto à Anna Wintour, futura editora-chefe da Vogue, e Patrick McCarthy, editor da W Magazine.
Julia e David viveram na 1040 Fifth Avenue, no Upper East Side, por vários anos até sua mudança para um duplex com 18 quartos na Park Avenue, imóvel que teria custado em torno de 17 milhões de dólares em 2004. Em 2018, compraram mais um imóvel milionário em Manhattan, que custou outros 40 milhões de dólares.
David Koch faleceu em 2019, deixando Julia e seus três filhos como herdeiros.
Estima-se que o patrimônio líquido de Julia e sua família esteja em torno de 59,6 bilhões de dólares, ou 293,83 bilhões de reais.
Filantropia
A bilionária prefere manter-se afastada da mídia, e geralmente aparece por seus trabalhos sociais: é presidente da instituição David H. Koch Caritable Foundation, que doou quase 200 milhões de dólares para apoiar diversas causas nos Estados Unidos, incluindo ciência e pesquisa médica, educação, artes e outras.
A David H. Koch Caritable Foundation é parte de uma série de instituições criadas pela família Koch, atuando em diversas áreas e causas.
Alice Walton
Família e fortuna
Única filha do fundador da gigante rede Wal-Mart, Sam Walton. A herdeira optou, após a morte do pai — em 1992 —, por não se envolver nos negócios da família.
Calcula-se que sua fortuna seja de aproximadamente 56,7 bilhões de dólares, em torno de 279,53 bilhões de reais.
Alice foi casada duas vezes, uma com um funcionário "proeminente" de um banco de investimentos e a segunda com o empreiteiro que construiu sua piscina. Ambas as relações terminaram rápido e Walton não teve filhos.
Polêmicas
Em 1989, Alice dirigia por Fayetteville, Kansas, quando atropelou e matou uma mulher de 50 anos. Ninguém foi indiciado ou responsabilizado pelo caso, mas, em 1998, após ser pega dirigindo alcoolizada, Walton teve que pagar uma multa de 925 dólares.
Ainda em 1998, Alice Walton passou a viver ligeiramente reclusa em um rancho no Texas, convivendo com uma de suas grandes paixões: os cavalos.
Jacqueline Mars
Família e fortuna
Jacqueline Mars é neta do fundador da Mars, a maior produtora de doces do mundo (fabricante de doces como M&Ms, Skittles, Snickers e Twix), além da marca de alimentos para pets Pedigree e Whiskas.
Em sua vida profissional, Jacqueline atuou na empresa da família entre 1982 e 2001.
A fortuna de Mars é avaliada em cerca de 38,3 bilhões de dólares, valor que chega aos 188,82 bilhões de reais.
Vida pessoal e projetos
Mars tinha como hobby na juventude a vida equestre, participando de diversos shows com cavalos. A herdeira estudou Antropologia na Bryn Mawr College, na Pensilvânia, uma faculdade feminina.
Ela foi casada duas vezes, e teve três filhos: Alexandra, Stephen (empresário e produtor de documentários) e Christa.
Jacqueline é uma das administradoras do U.S. Equestrian Team (Equipe Equestre dos Estados Unidos), bem como proprietária de uma fazenda orgânica no estado da Virgínia, membro do conselho de administração da Ópera Nacional de Washington e da Biblioteca e Museu Nacional de Esportes.
Polêmica
Em 2013, Jacqueline Mars se envolveu em um acidente de trânsito, no qual seu veículo atingiu uma minivan que transportava seis passageiros. Um deles morreu no local, e outra, uma gestante, sofreu um aborto.
Mars foi acusada de direção imprudente, e chegou a admitir ter dormido ao volante. Posteriormente, se declarou culpada de direção imprudente, mas sem abuso de substâncias como drogas ou álcool, o que foi comprovado por exames.
Miriam Adelson
Patrimônio
Andelson tem um patrimônio líquido estimado em 35 bilhões de dólares, algo em torno de 172,55 bilhões de reais, provenientes de de seu casamento com Sheldon Adelson, co-criador da Las Vegas Sands Corporation, uma companhia de cassinos e resorts herdada por Miriam após a morte do marido, em 2021.
Vida política
Miriam e Sheldon Adelson eram filantropos, principalmente através da Fundação Adelson, e megadoadores políticos do Partido Republicano.
Miriam foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade por Donald Trump em 2018. Adelson e seu marido foram doadores significativos para as campanhas de Trum, sua posse e seu fundo de defesa contra a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.
Vida pessoal e carreira médica
Nascida em Tel Aviv, Miriam é filha de um membro proeminente do Mapam, partido de esquerda em Israel, que também era dono e diretor de alguns cinemas.
Adelson serviu o exército como médica e depois atuou em um hospital em Tel Aviv, depois mudando para a Universidade Rockefeller, onde atuava como médica especializada em vícios em drogas.
Miriam também abriu, em 1993, um centro de abuso de substâncias e uma clínica de pesquisa, fundando a Dr. Miriam and Sheldon G. Adelson Research Clinic em 2000.
Como médica, também publicou inúmeros artigos sobre abuso de drogas.
Comments