Carioca da Gema, nascida no dia 25 de novembro de 1978, Taís Bianca Gama de Araújo é uma atriz, apresentadora e jornalista brasileira. Filha caçula do economista Ademir de Araújo e da pedagoga Mercedes Gama de Araújo. Sua irmã, Cláudia Gama Araújo, é sete anos mais velha e atua como médica obstetra e ginecologista.
Em 1995, aos 17 anos, fez sua estreia na TV brasileira na novela Tocaia Grande, onde interpretava Bernarda, filha adotiva do personagem principal. Meses depois, fez sua primeira protagonista na novela "Xica da Silva".
Depois disso, foi um sucesso atrás do outro em novelas como: "Anjo Mau", "Uga Uga", "América", "Brava Gente", "O Quinto dos Infernos", "Cobras e Lagartos", "Cheias de Charme", "Viver a Vida", "Passione", "Cara e Coragem", "Amor de Mãe", entre outras.
No ano de 2008, formou-se em Jornalismo na Universidade Estácio de Sá, mas nunca exerceu a profissão, pois optou continuar sua carreira como atriz. Três anos depois, deu à luz João Vicente, seu primeiro filho, fruto do seu casamento com o ator Lázaro Ramos.
Em 2015, também deu à luz Maria Antônia, sua filha, fazendo com que a trama da personagem na novela "Geração Brasil", em que Taís atuava na época, fosse alterada.
A sexualização de Xica da Silva
Em entrevista à Revista Piauí, Taís Araújo revelou detalhes do bastidores da novela que protagonizou na extinta TV Manchete. “Eu era invisível na Barra da Tijuca, sequer beijei na boca de alguém do condomínio”, diz.
“A questão da nudez, então, tinha contagem regressiva no jornal e na televisão, era assim: ‘Faltam cinco dias pra ela fazer 18 anos, faltam cinco dias pra você ver tudo.’ Eram umas coisas medonhas e que eu via, mas olhando hoje em dia são coisas bastante sérias e graves”, completou Taís em entrevista ao Podcast Venus.
Confira o trecho:
A atriz também comenta que Walter Avancini, diretor da novela, era extremamente abusivo e vendeu fotos dela completamente nua nos bastidores para a imprensa quando completou a maioridade.
Em matéria publicada pela Folha de São Paulo naquele ano, a atriz recebeu duras críticas do autor, pois se recusou a fazer uma cena de sexo anal.
"Não que eu não concorde que Xica da Silva tenha sido sensual, mas ela foi, acima de tudo, uma mulher de atitude, inteligente. Para mim, aquela cena iria manchar a imagem de Xica", argumenta a atriz.
"Ela fez exatamente aquilo que eu não queria. Se negou a fazer uma Xica da Silva sensual, porque queria se mostrar para a Globo. Preferiu ser uma 'Maria Chiquinha' a ser uma Xica da Silva, feminista e revolucionária. Ela tem talento, mas na Globo vai ser coadjuvante", disse Avancini.
Ataques racistas
Em novembro de 2015, a atriz Taís Araújo foi alvo de ataques racistas em seus perfis nas redes sociais. Na manhã do dia seguinte, a hashtag #SomosTodosTaísAraújo alcançou os Trending Topics no Twitter. Em seu relato de desabafo em sua página do Facebook, a atriz comentou que é muito chato ainda ter que falar sobre isso e que não podemos nos calar sobre o assunto.
"É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar. Na última noite, recebo uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que eu senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena neste país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça”, disse.
Em março do ano seguinte, a Polícia da Bahia prendeu um dos suspeitos à praticar os ataques.
Casamento com Lázaro Ramos
Taís Araújo e Lázaro Ramos estão juntos desde 2004, quando contracenaram na novela “Da Cor do Pecado”, exibida pela Rede Globo, porém se casaram em 2007.
Em setembro deste ano, Lázaro utilizou as redes sociais para se declarar para a amada e comemorar os 19 anos juntos: "Todos os dias nos escolhemos, renovamos nossos votos, nos reconstruímos e recasamos. Eu amo dividir essa vida com você e amo a gente. Viva a nós! Love you", escreveu o ator.
Em 2008, o casal se separou, pois estava em uma situação ruim. “Estava ruim, estava precisando. A gente tinha que limpar algumas coisas e não ia limpar se tivesse junto. Tenho certeza. Só limpou porque teve a pausa. Na pausa a gente se reencontrou e se reconstruiu", comentou Lázaro Ramos, em entrevista ao Podcast “Quem Pode, Pod”, protagonizado por Fernanda Paes Leme e Giovana Ewbank.
A história do casal começou com um voto de beleza em uma enquete do Vídeo Show. Na época do ocorrido, o ator enviou um buquê de flores como agradecimento. "Estava escrito toda a minha admiração, Lázaro Ramos. E aí eu pensei como que ia responder, sem queimar cartucho, mas sem dizer que não poderia sair com ele, porque eu era noiva. Aí eu mandei outro, escrito a admiração é toda minha", comenta a atriz.
Saiba mais sobre a história do casal:
Taís Araújo interpreta Marielle Franco
Lançado no ano de 2020, o especial "Falas Negras", da Rede Globo, contou com Taís Araújo no papel de Marielle Franco, socióloga, ativista e política brasileira, assassinada em 2018.
O especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra traz discursos de personagens negros que lutaram pela causa racial ao longo da história do mundo.
Em entrevista ao O Globo, Taís comentou sobre sua participação: "Eu fiquei muito emocionada com o convite porque a Marielle significa muito para mim, em muitos lugares. Eu fiquei muito feliz! É uma personagem muito importante para a história recente no Brasil. Eu senti vontade de ter conhecido mais a Marielle. Me deu esse desejo de falar ‘meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução?’. Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer”, revelou Taís.
“Toda arrepiada e emocionada assistindo Taís interpretando minha irmã. Queria trazer Taís aqui para casa, toda caracterizada, só por uns dias, para poder matar a saudade e amenizar a dor. Obrigada. Ficou incrível. Marielle gigante”, disse Anielle Franco, irmã de Marielle.
Comments